Powered By Blogger

domingo, 23 de maio de 2010

Bullying?!

Oi, esse é o nosso primeiro post aqui. Bom, pelo título, todos já devem saber qual o assunto principal desse blog, certo?! Queremos informar e conscientizar as pessoas de que o bullying não é uma coisa legal, não é divertido e não faz rir. Bullying é crime, galera, tomem consciência disso e passem essa informação adiante para que juntos possamos tornar esse mundo um lugar melhor para se viver. O primeiro passo tem que vir de você, não espere que todo mundo comece a fazer algo para tomar uma iniciativa.



O QUE É O BULLYING?

No uso coloquial entre falantes de língua inglesa, bullying é frequentemente usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco. O cientista sueco Dan Olweus define bullying em três termos essenciais:

1. O comportamento é agressivo e negativo;

2. O comportamento é executado repetidamente;

3. O comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

O bullying divide-se em duas categorias:

    1. Bullying direto;

    2. Bullying indireto, também conhecido como agressão social.

O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:

  • espalhar comentários;

  • recusa em se socializar com a vítima

  • intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima

  • criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).

O bullying pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima. Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar a mais intimidada para oferecer alguma resistência. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying


4 comentários:

  1. mermão...o trabalho ta massa!!

    ResponderExcluir
  2. muitas vezes estamos praticando e achamos que é besteira! temos que ter consciencia de nossas ações... ah, gostei do post, muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, é um grande problema. E o pior, é quando pessoas que não participam do Bullying diretamente, se divertem vendo os outros fazer, e assim dá uma ideia de aprovação para o bullying.

    ResponderExcluir
  4. massa!!! vamo combater o bullying! as vezes achamos que são coisas inofensivas e praticamos certo de tipo de bullying, mas só quem realmente sofre e sabe das consequencias dessas ações são as vitimas do bullying, que muitas vezes tem medo de denunciar e acabam por sofrer ainda mais.

    ResponderExcluir